segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Como ganhar dinheiro tirando fotos


            Como ganhar dinheiro tirando fotos


Hoje em dia é relativamente fácil vender fotos pela internet, mesmo que você não seja profissional. Basta ter uma variedade de assuntos com boa qualidade, e já se pode pensar em ganhar algum dinheiro.
Há vários sites que atuam como canal de venda entre o fotógrafo e comprador (que pode ser um jornal, uma revista, um site ou até mesmo uma pessoa comum que queira utilizar a imagem em um quadro). Um dos principais sites neste ramo é o Fotolia, e a seguir você verá algumas dicas de como fazer para começar neste negócio.
Antes de mais nada, o óbvio: terá que cadastrar-se no Fotolia. Logo a seguir já pode começar a enviar suas fotos que deseja comercializar. Também é possível enviar videos (em geral clips curtos de até 30 segundos).
Os valores de cada venda são variáveis (desde valores menores para imagens de baixa resolução até valores mais altos quando se vende alguma imagem com licença “alargada”, que signfica que a foto pode ser veiculada em alguma publicação ou algo deste tipo). Na média os valores obtidos por cada venda são pequenos, mas se você tiver fotografias interessantes, uma imagem pode ser vendida centenas de vezes, e isso multiplicado por várias fotografias interessantes, pode fazer com que você tenha um rendimento interessante no final do mês. Ainda é difícil viver de venda de fotos, embora exista várias pessoas que vivem disso. Mas mesmo que o ganho não seja tão grande, você terá suas fotos catalogadas no site pelo tempo que desejar, sem ter que pagar nada, e sem precisar fazer mais nada, pois uma vez cadastradas, basta apenas aguardar pelas vendas e pagamentos.
Para vender suas fotos, é importante observar as dicas a seguir:

  • Só envie fotos de sua autoria;
  • Para fotos com pessoas, é necessário uma autorização de uso de imagem (formulário disponível no próprio site, basta preencher e enviar escaneado); o mesmo se aplica para locais particulares em que a propriedade esteja em evidência;
  • Não deixe que marcas registradas apareçam nas fotos (em camisetas, cartazes, etc.);
  • Envie somente fotos de qualidade (que não estejam desfocadas, sem ruídos de ISO alto, sem sombras de flash, etc.);
  • Envie fotos de temas diversos, mas evite assuntos muito comuns, como fotos de flores (essas não são mais aceitas devido a categoria estar muito cheia); porém fotos de natureza que contenham flores são diferentes de uma foto só de flores;
  • O uso de Photoshop ou outros softwares é liberado, porém só utilize-os se tiver experiência e deixar a foto com aspecto extremamente profissional.
Para saber que tipo de foto está sendo vendida no momento, e se você consegue fazer algo similar (não copie a fotografia, mas o estilo, faça uma nova visão de um mesmo conceito ou crie um conceito diferente), siga os passos a seguir:














Nenhum comentário:

Postar um comentário